sábado, 19 de março de 2016

Grand Theft Auto III

Grand Theft Auto III

 

Grand Theft Auto III é um jogo eletrônico desenvolvido pela Rockstar North e publicado pela Rockstar Games. É o terceiro jogo da série Grand Theft Auto, mas o primeiro a ser feito em terceira dimensão. Foi lançado em outubro de 2001 para o console PlayStation 2, em maio de 2002 foi lançada a versão para Windows e em Novembro de 2003 saiu a versão para Xbox. O jogo foi precedido pelo Grand Theft Auto 2.
GTA III é situado na cidade Liberty City, uma cidade metropolitana ficcional. O jogo segue um criminoso chamado Claude, que foi traído por sua namorada depois de um roubo a banco e precisará trabalhar para vários chefões do crime da cidade, antes de finalmente confrontá-la. GTA III contêm tanto elementos de jogos de corrida, quanto de jogos de tiro em primeira pessoa e foi o primeiro jogo a implementar o estilo de jogo sandbox, que da liberdade ao jogador de explorar a grande cidade, completar missões, cometer atos criminosos ou completar missões paralelas.
O estilo do jogo, e sua jogabilidade, assim como seu novo mecanismo em terceira dimensão, teve contribuições positivas para que Grand Theft Auto III tivesse uma grande quantidade de vendas em seu lançamento, e fez com que rapidamente fosse o jogo mais vendido em 2001 e foi largamente citado como um marco dos video games devido sua capacidade de influenciar as indústrias. O grande sucesso do jogo foi um fator importante para a popularidade nos jogos subsequentes tanto que até 2008, cinco jogos prequel foram lançados situados antes dos eventos de GTA III. O conteúdo violento e sexual foi alvo de inúmeros debates morais e controvérsias na sociedade.



Descrição

É o terceiro jogo da série Grand Theft Auto, lançado em 2001 pela Rockstar Games para Playstation 2, mais tarde lançado para o PC e o Xbox. Foi o primeiro título da série para o PS2 e hoje é um dos mais conhecidos da plataforma. Tanto que todos os jogos posteriores a ele fazem parte da mesma saga. Ou seja, já inspirou mais cinco jogos da mesma série.

Enredo

Ambientação

Liberty City é tomada pelas máfias como os Leones e o Cartel Colombiano, que disputam a venda de uma nova droga chamada SPANK. A área de Portland é dominada pela máfia dos Leones, cujo líder é Salvatore Leone, um mafioso impiedoso totalmente influente na cidade. Portland Island é o local onde o jogo se inicia, é a área industrial da cidade, nela fica o porto e outras pequenas empresas. Staunton Island é uma zona rica da cidade, onde o jogo se desenvolve por bastante tempo, Staunton é ligada à Portland através da Callahan Bridge, uma ponte que passou por um processo de reconstrução devido a uma explosão no início do jogo. Staunton abriga vários arranha-céus e diversas empresas como a Love Media e a faculdade da cidade.

História

O jogo começa com um assalto a um grande banco por quatro criminosos, incluindo Claude e sua namorada latino-americana Catalina. Claude consegue fugir por um beco, onde encontra um de seus companheiros morto e logo em seguida é surpreendido por Catalina lhe apontando duas pistolas. Ela então diz que ele é perda de tempo e atrapalha suas ambições, traindo-o e disparando-o em seu pescoço. Claude é então deixado à beira da morte e Catalina foge com seu novo amante Miguel, líder do Cartel Colombiano, uma gangue traficante de drogas. Claude sobrevive, mas é capturado pela polícia e condenado a dez anos de prisão.
Claude é colocado em uma van da polícia para ser transportado para o presídio na grande cidade de Liberty City junto com dois outros criminosos: 8-Ball, um respeitado fabricante de bombas e a figura conhecida como o Velho Cavalheiro Oriental. No entanto, a van é perseguida por carros do Cartel Colombiano, que buscam resgatar o Velho Cavalheiro Oriental. À altura da Ponte Callahan, eles têm sucesso em seu objetivo e libertam não só o Velho Cavalheiro mas também Claude e 8-Ball. No entanto, de um de seus carros cai acidentalmente uma bomba que, minutos depois, explode e destrói parte da ponte, impedindo a passagem de qualquer veículo. Claude e 8-Ball conseguem escapar logo após o Cartel, e se refugiam no Distrito Red Light, uma zona de meretrício em Portland, o setor industrial da cidade.
Claude vê então a grande oportunidade de se estabilizar novamente como um criminoso respeitado ao tomar conhecimento de que a cidade é governada por todos os tipos de gangues e máfias (como a Máfia Italiana, Yakuza, Diablos e outros). Visando "subir" na carreira, Claude adentra o submundo do crime de Liberty City, trabalhando como "homem de serviços" para as mais variadas organizações criminosas da metrópole. Ao fim de seu caminho, está o seu desejo de vingança contra Catalina, objetivo do qual ele jamais abrirá mão. Nunca. No final do jogo Claude Invade a Mansão Onde está sua ex, após escapar de um tiroteio súbito ele vê a sua ex fugir de helicóptero e começa a segui-la até a represa, e quando chega la encara outro tiroteio e salva Maria mas Catalina esta prestes a fugir de novo, como Claude só quer a vingança ele usa uma Bazuca para destruir o helicóptero e matar Catalina.
Claude então foge com Maria, supostamente morta por ele mesmo



Cidade

A cidade de Grand theft Auto 3 é Liberty City, a primeira grande cidade 3D virtual concebida para um jogo. É uma cidade inspirada em Nova Iorque, na costa leste dos EUA. Possui três ilhas: Portland Island, Staunton Island e Shoreside Vale. Liberty City, consequentemente, teria o World Trade Center, mas na ultima hora a produtora, Rockstar Games, tirou, devido aos Ataques de 11 de Setembro de 2001, e em seu lugar foi posta uma Igreja, e foram retiradas algumas missões (a Igreja seria um ato de Paz para Nova Iorque).

Jogabilidade

Grand Theft Auto III herda e modifica muito da mecânica de jogabilidade do seu predecessor, Grand Theft Auto e Grand Theft Auto 2, combinando elementos de jogos de tiro em terceira pessoa e jogo de corrida em um novo motor de jogo 3D. A ideia de usar um motor de jogo 3D para um jogo desse gênero, no entanto, não é nova: o primeiro jogo a combinar elementos de ação, tiro, e corrida em um mundo aberto 3D foi Hunter, lançado em 1991 para Commodore Amiga e computador Atari ST.O primeiro desenvolvido pela DMA Design foi Body Harvest (1998) para Nintendo 64. Tendo uma estréia pública em 1995 no evento SpaceWorld da Nintendo, Body Harvest foi revolucionário para sua época, e apesar das análises um pouco acima da média o jogo teve baixas vendas. GTA III usa elementos de jogabilidade de Body Harvest e os combina com o design open-ended da série GTA para criar um nível de liberdade e detalhe sem precedentes em 2001.
A pé, o personagem tem a habilidade de correr (mas não pode nadar), assim como usar armas para fazer combate corpo-a-corpo básico; ele também é capaz de dirigir uma variedade de veículos incluindo barcos e aviões.
As ofensas criminosas, como roubo de carro, assassinato e roubo resultam em níveis cada vez maiores de resistência pelas autoridades. Se o nível de "procurado" atingir certos níveis, a policia, o FBI, e o exército vão reagir de acordo. Quando o personagem colapsa por ferimentos ou é preso, ele reaparece no hospital local ou na delegacia, respectivamente, ao custo de perder todas as suas armas e armaduras e uma quantia em dinheiro para as despesas médicas ou suborno. Embora isso seja similar aos jogos GTA anteriores, o personagem essencialmente possui uma quantidade ilimitada de "vidas", diferente do limite existente em GTA 1 e GTA 2. Isso permite ao jogador "morrer" quantas vezes ele quiser, e faz ser impossível perder definitivamente o jogo.

Armas

Grand Theft Auto 3 possui no total 12 armas, e diferentemente dos demais jogos da saga, ele não possui divisão entre classes de armas. As armas podem ser encontradas em toda a cidade e nas lojas Ammu-Nation e no depósito de Phil Cassidy.

Armas
1 Soco 2 Taco de Beisebol
3 Pistola Colt 4 Micro Uzi
5 Escopeta Remington 870 6 AK-47
7 M16 8 Rifle Sniper M21
9 Lança-foguetes 10 Lança-chamas
11 Molotov 12 Granada



Imagens do Game








Mapa do Grand Theft Auto III
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